Dentro&Fora

"[...] a vida que se leva por dentro não é vida terrena, dizia,
o sacrifício da carne é realizar-se como carne, dizia."
(Clarice Lispector - A Cidade Sitiada)




Hoje trabalhamos com o interno e o externo, corporalmente e espacialmente. Do imaginário criativo para o movimento estruturado. Do espaço de quatro paredes para a praça de muitas árvores. Investigando o texto do Sacerdote, podemos investigar vários estados psicológicos como resposta ao texto deste personagem que compõe a tragédia Clariceana - A Pecadora Queimada e os Anjos Harmonisos. 







 Sacerdote&Profeta




 Segundo muitos autores o profeta tem possui o elo de Deus com o mundo, já o Sacerdote o elo do mundo com Deus. Ou seja, um tem o dom de se comunicar com Deus e transmitir profecias ao povo, o outro tem a função de comunicar-se com Deus transmitindo uma comunicação do povo para os céus.

Profeta:   DEUS ----> PROFETA ----> POVO
Sacerdote: POVO ----> SACERDOTE ----> DEUS 




Mas segundo os nossos Clariceados, qual a diferença entre esses dois? Existe alguma? Vejamos...


Jailson Natividade:

Sacerdote: Condutor do ritual e do ensinamento.
Profeta: Aquele que anuncia.

Rayane Wise: 

Profeta profere a palavra, anuncia uma boa nova ou uma nova era, acontecimentos, que as pessoas não sabiam

já o Sacerdote ele proclama a palavra que já existe normalmente na bíblia e pode dar sua interpretação da palavra.

Rozebel Tenório:

Sacerdote: Pessoa que instrui com palavras.
Profeta: Pessoa que profetiza com palavras e com base em coisas já vividas.



Deus&Mundo

(O Elo de Deus com o mundo)



Os textos abaixo foram produzidos sobre o "Elo de Deus com o mundo":

Bruno Alves

Deus fez um elo com o mundo.
Um elo silencioso e quase invisível.
Deus plantou em algum lugar o segredo da vida,
da felicidade...
O mundo está sempre procurando esse segredo
que até hoje não foi encontrado.
A sua existência faz brotar no mundo a esperança
de dias melhores, leves e convincentes do pertencimento.
Deus não poderia entregar tudo facilmente ao mundo,
mas um elo torna Deus comprometido com o mundo
e o mundo impaciente com Deus.

Diogo Honorato:

Deus criou o mundo, mas o mundo apesar de ter grande variedade de vida ainda, depende da sua força, pois sem ela nada seriamos. Não teríamos amor, paz, esperança e não seriamos tão inocentes. Há outras pessoas que desacreditam em Deus e vão contra suas forças, se utilizando do mal caráter, da falsidade, da inveja e da mentira, em busca de status para seu ser pessoal.
Deus tem algo com o mundo que não sabemos. Quem sabe um dia tudo será revelado. 


Dentro&Fora

(De dentro para fora)

Análise sobre o encontro realizado em uma sala fechada e na praça.



Na sala Branca senti que meus movimentos foram mais limitados, mas não como se tivesse limitação minha, e sim pelo ambientem a sala é fechada etc. 
Na praça me senti como se estivesse livre, de um modo, eu estava livre sim, o ar livre, um pouco perto da natureza que são árvores, e das outras pessoas etc.
Adorei a expressão no rosto das pessoas que estavam lá, expressão de surpresa, tinha uma senhora que riu pra mim como se estivesse gostando. 
Adorei, porque estou superando os limites da minha timidez. Muito bom!
(Mare Gomes)



Dentro ele era quente no corpo e frio de alma. Amargo de um jeito fatal. Ou era apenas um ser com medo de pecar? De cometer um erro? De ser apenas ele?
Ao sair ele trilhou um novo caminho, pôde escolher um novo lugar e lembrar de seu passado. Pôde viver bem. 
(Diogo Honorato)


Dentro da sala esteve num local quente, cheio de velas com uma roupa pesada. O corpo respondeu com os vetores para baixo. Senti que deveria guardar energia para poder usá-la de minha maneira. O barulho do estouro dos balões, dos cabos de vassoura e dos outros membros  pouco importou. O contato com um ambiente desconhecido por mais que a tarefa realizada seja simples tira o foco e atenção da equipe quando a mesma não está preparada para "tearo de rua", Enquanto uns faziam ações, outras prestavam atenção nas reações das pessoas na rua. Exercício morno.
(Bruno Leon)

O aperto e o calor que me queima aqui, nesse cubículo, descolam  meu corpo revelando o avesso de mim. Avesso esse que agora é visto no ar livre, onde nua de minhas máscaras sinto a estranheza do mundo. As chamas pequenas que incomodavam agora tornaram-se avassaladoras no encontro do ar que respiro e que é compartilhado com os olhos que me cercam. 
(Meire Benuche)



Dentro: Um ambiente fechado
, meus movimentos eram de servidão para frente, orgulho para trás e de flexibilidade para os lados, mas todos eram movimentos de agonia, pesar, me abafavam, já de fora meus movimentos eram os mesmos mas o ambiente dava paz ao meu corpo, o ambiente me amparava, me sentir mais livre e tranquilo. 
(Rayane Wise)






Um corpo ardido pelo calor das chamas de velas que com ele, completou o espaço fechado, evoluindo reflexões de culpa, juízo de valor, dogmas, percepção sobre o que é certo e errado e o que é divino. Reflexos deste corpo em busca de respostas e apunhalado pelos ensinamentos que o consolam com um prêmio exposto nas escrituras: "A trevas não te cegarão". Nem mesmo corpo, em outro tempo, em outro espaço, outro ar, outros sentimentos que não anulam os acontecimentos ocorridos no espaço fechado. Agregam. Tudo conforme o mesmo sentimento! A regra é o texto. A via é a palavra.
(Jailson Natividade)


Por fim...

Observar o processo que está acontecendo é uma experiência que me trouxe um outro olhar. Foi interessante perceber como os corpos se moviam de diferentes formas, em diferentes tempos, como eles respondem de maneiras diferentes ao estimulado por Anderson. A pulsação estava presente o tempo inteiro de maneira mais sutil ou mais expansiva. Foi interessante ver como os corpos mudavam de acordo com a narração do texto e como conseguiam interpretar e transmitir o que todo o texto queria dizer através do corpo sem precisar pronunciar uma palavra. 
(Clecí Nascimento)




DENTRO








FORA








Estaremos agora sem nos encontrarmos durantes dois sábados, afinal par tudo é necessário uma pausa. Uma respiração, com Clarice isso estava nas virgulas, com os golfinhos isso está nos saltos e mergulhos, nos ursos nos seus sonos em cavernas, em nós isso está em dois encontros sem nos vermos. Até breve...






Comentários