Joju Leba, Leba Jan?

 
Me inspirei em uma língua para definir este encontro, uma língua que "nem o imperador da china entenderia". Apenas a Clarice e o Ulisses.
 

 
  
"Eu sei falar uma língua que só o meu cachorro, o prezado Ulisses, meu caro senhor entende. É assim: dacoleba, tutiban, ziticoba, letuban. Joju leba, leba jan? Tutiban leba, lebajan. Atotoquina, zefiram. Jetobabe? Jetoban. Isso quer dizer uma coisa que nem o imperador da China entenderia (Um Sopro de Vida - Clarice Lispector)"
 
     Nessa semana investigamos e finalizamos as análises corporais do Sacerdote. Entramos em um estado de pausa, de "viagem ao interior". Depois de algumas semanas nos encontrarmos corporalmente, relembramos de partituras e ações criadas anteriormente.
 
     Fomos do "Escravos de Jó" ao "Perna, dedo, mão". Brincamos de jogar sério, dançamos e fizemos canção...
     
 
 
 
     O Sacerdote, é um personagem da obra Clariceana, A Pecadora Queimada e os Anjos Harmoniosos. O mesmo, pelo que interpretamos em nossas discursões, sente necessidade de cometer o pecado, mas não pode, por sua função/cargo religioso(a). Sempre com citações bíblicas, vivenciamos o peso deste personagem, todos os seus questionamentos e conflitos expostos. Agora investigaremos "Os Guardas".
 
 
 
     " Onde estão a água e o fogo pelos quais nunca passei? Senhor, dai-me a graça de pecar."
 
 

 
 

 

 

      Perceber o quanto fugimos da imagem idealizada em uma simples leitura me faz perceber que as mulheres deste texto da Clarice, são muito mais fortes do que vos é permitido. Existe o direito ao grito, no entanto "elas" são proibidas de gritar. Nathaly Pereira, Cleci Nascimento, Mare Gomes e Meire Benuche vivenciaram hoje um personagem masculino bastante complexo desta obra. "Estar aberto ao novo" esse é o código!


 Corpos pesados, mesmo em movimentos leves. Corpos masculinos, mesmo com todo um histórico de formação feminista. Quem foi que disse que o papel do personagem deve ser distribuído antes da prática? Porque mulheres não vivencia papeis de personagens masculinos, durante muitos processos de espetáculo?
 
 
 
 

Vivenciar um personagem não é apenas para quem irá representa-lo no dia da apresentação, vivenciar um personagem é entender que o teatro não existe apenas em dias de apresentações e que as contribuições não se restringem somente para público, o/a ator/atriz está sempre em formação e essa prática com certeza afetará em algo, mesmo que não seja visível..
Envolver todos na pesquisa de todos os personagens é um de nossos objetivos.





Espaço Aberto

 Hoje recebemos a visita de Ivanildo Piccoli, Gyl Alcântara, Gustavo Viana, Vitor Leão e Manuel Victor. Ivanildo Piccoli é professor do curso de Teatro Licenciatura, da Universidade Federal de Alagoas e orientador de TCC do pesquisador Anderson Vieira que desenvolve estas atividades. O mesmo levou os seus alunos da disciplina de Laboratório de Teatro de Rua e Performance para assistir um pouco do que estávamos fazendo.  Eles observaram nossa cena criada, dentro dos textos dos "Anjos" e do "Sacerdote". Um diálogo muito interessante surgiu após a nossa representação para os mesmos.
Entendemos que este é o caminho para a formação tanto de público com de um espetáculo.
 Ficou em nós um estimulo: Tornar a palavra algo mais concreto, visual e perceptível.

 

 
 
 
AME A LITERATURA
SINTA O PERFUME DO SOM
GOZE COM A PALAVRA
PROCURE A IMAGEM
REVELE O DESCONHECIDO
CANTE O CONCRETO
DANCE O TEATRO
VEJA E PROCURE A CLARICE
(Ivanildo Piccoli)
 
 
 
*Sensação/Sentir
*Exploração/Explorar
*Amores/Amar
*Criação/Criar
*Estação/Estar
*Poesia e Prática
*Expandir!
(Vitor Leão)
 
 
 
Belas Bexigas Balões Chacoalhando Felizes.
Roubo; Susto; Tristeza; Tiro; Silêncio.
 
                                          --> Rigidez, Foco, Certeza,
Tudo Simétrico -               >impacto
--->Dúvida, Flácido, Difuso
Ouça-me                                                    
Fale-me      >    Ousadia         Ouse Tudo
Compreenda-me                                              
(Gustavo Viana)           
 

 


Comentários