CLAR1CENA: Um Ano de Projeto

"Daquilo que se cumpre, nós nascemos"

Foto: Anderson Vieira
Agora estamos dando o nosso primeiro passo rumo a mais anos de conquistas, completamos uma ano de atividades de projeto, assim como de pesquisa para montagem do espetáculo Espectro. Nos resta agradecer a todos os nossos constantes leitores, aos que nos apoiam de todas as formas.

Foto: Anderson Vieira


Nosso projeto é realizado na Universidade Federal de Alagoas, mas até o presente momento sem o aparo de edital da mesma, mas com todo o apoio dos professores e alunos do curso de Teatro Licenciatura. Como todo projeto inicial passamos por fases que não nos compete elencar, mas que nos trazem hoje um pensamento para reflexão, caro Leitor:

Foto: Anderson Vieira
As vezes criamos grandes sonhos e os mesmos aparentemente de pequenas pessoa. Sempre nos achamos inferiores a esse projeto, mas ele nos tem atingido em uma proporção que os céus, calçadas, praças, terra, cerâmicas e telhados puderam nos corresponder como uma manifestação livre e artística. Somos jovens-amadores-entusiasmados-clariceados, com presença cênica fragilizada mas com espirito de vontade, somos crianças filhos de uma atriz que interpretará um guarda, somos personagem principal que não possui direito a voz, ruiva, loira e morena, somos amante e marido, quase gêmeos, somos irritação nos olhos durante a apresentação, somos mulher que toca violão e que interpreta a mulher do povo, somos o ex-marido que será anjo, somos um grupo dirigido por um jovem que se diz profissional mas que faz tudo apenas por amor.

Foto: Washintom D'Anunciação

Foto: Washintom D'Anunciação
Temos ensaios em praças, descalços e de vestidos brancos, ensaiamos em salas 24, 23, 15, 01, pátio, onde couber dez corpos. Ensaiamos as 11h, as 13h, as 14, sem atraso na entrada e com a saída prolongada. Estamos ensaiando agora em quase lugar nenhum, mas que nos dará o sabor de vitória, assim, poderemos afirmar que pesquisamos espaços alternativos mesmo sem essa vontade de não termos direito a um espaço, também não decussaremos que somos pobres coitados, somos amadores, diferente dos profissionais do estados, e que permaneçamos assim:  humildes, com amor ao que fazemos, mas com um espaço.


Foto: Washintom D'Anunciação



Realizamos atividades em congressos, eventos, mostra e ensaios abertos. Não lucramos financeiramente nem tampouco deixamos de merecer, mas não nos acomodaremos na frase: "fazer o quê?".
Foto: Washintom D'Anunciação

Foto: Anderson Vieira

Tivemos ensaios inspiradores, fotografados por cineastas, fotografos, atores, pelo diretor, de camera profissional ao papel com uma caneta compacto 007. Tudo é forma de registro. O que não podemos ser é um grupo desanimado e ter como objetivo não ser um grupo com os grandes grupos alagoas, ou nacionais, internacionais - o que quer que seja- mas ter como objetivo ser um nós mesmo, meninos felizes que sonham em estrear e que por medo da critica se reservam em amostras e experimentos. Eis chegado o "momento em que teremos o sabor da glória".




O nosso muito obrigado a Clarice.
A Pecadora. 
Aos Anjos.
As atrizes sonhadoras.
A equipe que escreve neste blogger em primeira pessoa no plural (nós), quando é primeira pessoa do singular (eu).
Meu muito obrigado aos que acompanham os conflitos artísticos deste diretor: e aos atores que quase correm da sala no ultimo ensaio. 


Foto: Anderson Vieira

É preciso acreditar nos altos e baixos, abraçar a causa, sorrir ao conceber ideias e chorar ao executá-las. Vamos voltar ao zero. Mas voltemos com dignidade, sempre, mesmo que forçadamente, sempre, mesmo que sem vontade, sempre. mesmo que a palavra sempre me irrite, sempre, sempre, sempre, sempre...

Foto: Nivaldo Vasconcelos

Foto: Nivaldo Vasconcelos

E em Junho/Julho daremos o saber de nossas loucuras, falhas e desconcertos, erros e acertos ao nosso público alagoano, que está acostumado com fragilidades mas que deseja da gente responsabilidade com um teatro que vem se acabando. Como vem se acabando? Não sei... sendo ele efémero estamos sempre neste risco. Entre a arte e o perigo, entre o gozo e o desencanto. 



E assim se encerra mais um texto com erros ortográficos, sem revisão mas com um estimulo a inspiração e a não-preocupação com estruturas: Fica aqui nosso desejo de que almas perpetuem ideias sem medo de errar, atores amadores. Tirem suas calças jeans, ensaiem no palco, decorem seus textos, procurem seu diretor, ou ao contrário, só não esperem a experiência cair do céu. Não se preocupem com o que vai receber de retorno, a arte tem como finalidade apenas a execução dela mesma.


Foto: Nivaldo Vasconcelos


Viva Clarice! Vida o Claricena! Viva Algoas! Viva a vida. Vida. Vida. Vida.

Comentários