Decifre-nos!

O Grupo Claricena tem um canal no YouTube repleto de videos desde o inicio de nossas pesquisas, você já viu? Acompanhe conosco a nossa trajetória através dos videos e decifre-nos!

Foto: Nivaldo Vasconcelos

Decifra-me mas não conclua, posso te surpreender.
(Clarice Lispector)

Para a montagem do texto A Pecadora Queimada e os Anjos Harmoniosos da escritora Clarice Lispector, realizamos uma divisão, nesta, várias etapas foram construídas, nelas todos os atores experienciaram um personagem por vez.


ANJOS HARMONIOSOS


A pergunta que inspirou as criações, inicialmente, para a corporificação destes personagens foi: O Que é um Anjo? Cenas foram criadas e textos (relatórios) feitos buscando responder essa pergunta, ou questioná-la ainda mais.

Em seguida passamos por uma fase de identificação de frases, retiradas do livro Água Viva, de Clarice Lispectro, onde os intérpretes dentro do tema da frase construiriam partituras corporais ainda compondo ações para o que eles entendiam ser esses Anjos Harmoniosos. Lembrando que até aqui eles não haviam tido contado direto com o texto na integra, apenas trechos.  

ANJOS HARMONIOSOS I
Frase: Agora as trevas vão se dissipando.




ANJOS HARMONIOSOS II
Frase: Nasci.



ANJOS HARMONIOSOS III
Frase: Você que me lê que me ajude a nascer.


ANJOS HARMONIOSOS IV
Frase: Sou um Coração Batendo no Mundo.


ANJOS HARMONIOSOS V
Frase: Maravilhoso escândalo: nasço. 




Uma figura emblemática e que traz o seus apontamentos religiosos chama-se no texto: Sacerdote. O mesmo foi dilato em palavras e absorvido pelos ouvidos e poros. "Ela fez suas delicias da escravidão do sentido, pelo sinal da Santa Cruz". Procurando identificar o universo fechado deste personagem os atores foram para a rua experienciar um ambiente fechado no imaginário mas com o corpo presente em um ambiente aberto, construíram partituras, que mais tarde foi lapidada e agregada ao espetáculo.

SACERDOTE


Partimos para outras experimentações, com os outros personagens, mas agora estávamos em uma nova etapa: as exibições públicas, que implicaria na construção de uma obra, não mas de forma restrita, pessoal, mas agora pensando em um formato estético e lógico. por mais que que estivéssemos em um mundo caótico. "Da falta de sentido nascerá um sentido" (Clarice Lispector)

SEMANA INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA

Esta ação foi realizada no dia 03 de novembro de 2014, logo em seguida recebemos o convite do Grupo Clowns de Quinta para integrarmos na programação do evento Cadê Meu Nariz?.

CADÊ MEU NARIZ? 

Neste, diferente do evento anterior realizamos uma experimentação de espaço modificando o que já havia sido construído, deixando-nos inspirarmos pelos sons da cidade e pela poeira do chão. Pelo acaso,


No dia 09 de dezembro, dia do falecimento de Clarice Lispector, apresentamos a Primeira Parte do espetáculo Espectro. Na Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Teatro.

"Eis-nos quase aqui, vindos pelo longo caminho que existe antes de vós, mas não estamos cansados tal estrada não nos exige força e se vigor reclamasse nem o de nossa prece os ergueria"
(Clarice Lispector)

APRESENTAÇÃO: PRIMEIRA PARTE


No ano seguinte conseguimos ter a nossa estréia, aprovados pelo edital Deodoro é o Maior Barato, tivemos a oportunidade de apresentar nosso espetáculo completo no Teatro Deodoro, no dia 01 de julho de 2015. Abaixo segue o nosso vídeo que resume esse momento tão importante e a repercussão deste trabalho até o presente momento. 

ESTRÉIA DO ESPETÁ


E EM BREVE VEM AI O NOSSO NOVO TRABALHO: 





Comentários