O Cotidiano Para o Ator

"Quero uma Verdade Inventada"



No dia 27 de Janeiro de 2016, eu Anderson Vieira, em nome do Grupo Claricena, ministrei uma oficina na Escola Municipal Livre de Teatro de Itapevi-SP, aqui seguem alguns relatos e imagens desta experiência.

Sobre a oficina: A oficina trata-se de uma sequência de jogos e exercícios que estimularão o ator a refletir sobre o que é uma ação cotidiana e banal e o que podemos estabelecer no corpo para transformarmos ações de dentro do nosso repertório urbano e corriqueiro em partituras e frases poéticas, dentro de uma ação teatral. 

Graduando em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Alagoas e estando em São Paulo fazendo um curso de férias (extensão cultural), na SP Escola de Teatro, impactado pelo contraste urbano decidi propor um desafio para os estudantes desta escola, juntamente com o Nicollas Richard organizamos um horário para realizarmos esta oficina. Decidi utilizar do que a cidade e a rotina estava propondo, em uma sala com vista para a cidade (Itapevi) realizamos ações que buscaram visar a ressignificação do gesto banal e dos sons da cidade para uma ampliação do repertório corporal do ator.

Mudamos de estágio da oficina de acordo com a cidade: O Sol que iluminava, em seguida a chuva forte que nos assustou, os sons de buzinas... nada impedia nosso trabalho na sala, apenas agregava um sentido a mais para o que estávamos fazendo. Em uma sala fechada, com os olhos e ouvidos para compor com o que vinha de fora. Nada era anulado, apenas agregado aos nossos jogos e composições.

"Anderson, a cada exercício um toquinho novo, parecia um jeito particular de aplicá-lo, muito próprio, muito especial. Cheguei a comentar que talvez seja influência de uma cultura local ou força tradicional do teatro daí, por isso acrescentam esse temperinho novo para os exercícios teatrais. Além disso, a preparação para nos colocar em cena foi muito orgânica e natural. Você tem um ritmo muito bom para dar os camandos dos exercícios. Gostaria de aprender mais formas de utilizar os gestos e ações cotidianas para criar jogos e compor cenas. A oficina para mim foi um convide para isto. Gostaria também de vê-lo trabalhar dentro do processo de criação de espetáculos, como se sai como diretor ... Espero que mantenhamos esse canal aberto e trocas constantes. Muito bom te conhecer meu amigo. Até mais. "(Daniel Bernardes, Professor da Escola Municial Livre de Teatro de Itapevi)

Abaixo algumas fotos deste momento:








Caso tenha interesse em saber mais sobre a oficina e as próximas ações entrar em conato pelo email (andersonm.vieira@hotmail.com).


Abraços e até breve!

Comentários