Homenagem Póstuma ¨ Donato Sartori




 Alguém, hoje, está em um andar acima do nosso, está brincando de pular as nuvens, e este alguém é o grande Mestre do Teatro Italiano e Mundial Donato Sartori. Por isso, não nos entristeceremos, pois sua alma se dissipa no nevoeiro mas seus ensinamentos permanecem. Neste blog estamos fazendo a postagem menos desejada, mas aqui deixamos nossa singela homenagem a este grande mestre que, apesar de não ser mencionado em nossas pesquisas anteriormente, inspira e traz ensinamentos a todo e qualquer artista. Hoje, juntamente com todo o mundo da arte, da escultura, da máscara e da commedia dell'Arte estamos sorrindo, em agradecimento ao vosso ensinamento. Gratidão!


Foto: Pam Guimarães


Donato Sartori é (pois continuará sendo) um dos maiores esculltores e mascareiros do mundo, herdeiro da tradição de criar máscaras de Commedia Dell`Arte, iniciada por seu pai, Amleto Sartori, após a segunda guerra. Sartori criou as máscaras para vários atores, diretores e encenadores do mundo, entre eles, Barrault, Eduardo de Filippo, Giorgio Strehler, Lecoq, Dario Fo, Ferrucio Soleri, Enrico Bonavera e Peter Oskarson, para os atores do Teatro Kyogen do Japão, entre outros. Desenvolveu pesquisas sobre artes gráficas e mascaramento corporal e urbano, tendo sua obra exposta nos principais Museus de Arte Moderna de Veneza, Nova Iorque, Tóquio, Cidade do México e Paris. Em 1979, ao lado do cenógrafo Paolo Trombetta e da arquiteta Paola Piizzi, funda o Centro Maschere e Strutture Gestuali, um centro multidisciplinar que estuda os vários aspectos etnológicos, antropológicos e espetaculares que envolvem a Máscara. Em 2005, com um espetáculo de Dario Fo, inauguraram o Museu Internacional da Máscara Amleto e Donato Sartori em Abano Termi, que narra a história do homem por meio das máscaras. (Fonte: overmundo)



Foto: Pam Guimarães

Não tivemos acesso as suas obras em nossas montagens, porém participamos juntamento com ele, do nosso primeiro Colóquio Internacional de Artes Cênicas e Cultura Popular da Ufal - Filé Teatral, bem como tivemos muitos ensinamentos repassados de mestre para mestre, dos nossos professores, em especial nosso orientador acadêmico do espetáculo Espectro, Ivanildo Picoli. Em meio a uma profissão tão pequena para um mundo gigante, sentimos a perda, junto com a classe teatral, de um gigante nesta classe tão pequena. Nossos sentimentos á todos os amigos e familiares.


Foto: Pam Guimarães

Foto: Anderson Vieira

Alivia a minha alma, faze com que eu sinta que Tua mão está dada à minha, faze com que eu sinta que a morte não existe porque na verdade já estamos na eternidade, faze com que eu sinta que amar é não morrer, que a entrega de si mesmo não significa a morte, faze com que eu sinta uma alegria modesta e diária, faze com que eu não Te indague demais, porque a resposta seria tão misteriosa quanto a pergunta, faze com que me lembre de que também não há explicação porque um filho quer o beijo de sua mãe e no entanto ele quer e no entanto o beijo é perfeito, faze com que eu receba o mundo sem receio, pois para esse mundo incompreensível eu fui criada e eu mesma também incompreensível, então é que há uma conexão entre esse mistério do mundo e o nosso, mas essa conexão não é clara para nós enquanto quisermos entendê-la, abençoa-me para eu viva com alegria o pão que eu como, o sono que durmo, faze com que eu tenha caridade por mim mesma, pois senão não poderei sentir que Deus me amou, faze com que eu perca o pudor de desejar que na hora de minha morte haja uma mão humana amada para apertar a minha, amém.
 (Clarice Lispector)


Foto: Anderson Vieira 

Cumpriu sua sentença. Encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo, morre.
(Ariano Suassuna)


Comentários