2000&16

Dois Mil e Dezesseis...

Prêmio Gogó da Ema (2016) - Foto: Nyrium

Ao longo de cada mês deste ano era possível ver as coisas decaindo em nosso país, mas houveram outras que nos impulsionaram a ver mais longe e nos impulsionaram a tentar construir em nossa visão, não uma outra realidade, e sim, uma imagem que estava dentro de nós a todo tempo, tudo que aconteceu ao redor foi como uma mola propulsora para moldar o real e fazer com que ele fosse, de alguma forma, mágico.


Espetáculo Adeus, Clarice! (Teatro Deodoro) - Foto: Nyrium
Sim, exatamente isso. Magia e inspiração foram os ingredientes principais para o nosso caminho árduo, eles nos ajudaram a suportar todo o peso dos problemas. Um dos espetáculos que marcou a nossa memória e que foi ajudado com esses ingredientes foi o “Adeus, Clarice!”. feito foi uma realidade moldada através de uma visão mais de dentro da alma e não fora dela, pode ser considerado utopia tudo que é idealizado com a alma, mas não deixa de ser verdadeiro e possível enquanto há fé. Acreditar nos próprios ideais e sonhos em tempos como estes é uma virtude, desistir só porque no primeiro instante a seca atingiu o nosso jardim de sonhos é morte de espírito.

Prêmio Gogó da Ema - Foto: Nyrium
Houveram mudanças em alguns momentos de apresentação, adaptações foram desenvolvidas coletivamente, problemas foram surgindo e alguns materiais faltavam, horários que se chocavam ou algum imprevisto brotava do nada, mas sempre juntos, todos, absolutamente todos juntos em um só propósito: não se deixarem ser atingidos pela incredulidade na realização de sonhos, não deixamos que as flores do jardim secassem. Foi principalmente com você que dividimos esse propósito, através das nossas ações em cena, das energias que eram frequentemente trocadas no palco e plateia, plateia e palco. A vida é sonho e o sonho é o que fazemos no palco, pelo menos é o que penso. Muitos vão dizer que é uma visão muito romantizada que tenho do teatro e sei que é um esforço imenso para pôr o que acreditamos sob essas madeiras, mas ainda sim penso que seja um sonho e que não dá muita vontade de acordar, dá vontade de ficar lá para sempre.

Espetáculo A Descoberta de Um - FESTAL - Foto: Nyrium

Outro espetáculo que teve a inserção do desprendimento e ousadia, além da magia e inspiração foi o “A descoberta de um”. A vida foi retratada de um modo mais singular, subjetivo, mas nunca esquecendo que tudo foi feito de uma forma coletiva. Com dramaturgia e interpretação de Juan Pedro, direção de Anderson Vieira o brilho nos olhos refletiu todo o processo de montagem. Tudo pode acontecer por acaso e acasos recebem de nós o contato dos nossos desejos, talvez um desejo possa ser realizado por conta do acaso. Ideias mirabolantes não faziam parte do roteiro, apenas a simplicidade, o simples pode ser muito, menos é muito e desde os outros espetáculos isso foi sempre emitido.

Espetáculo A Descoberta de Um - FESTAL - Foto: Nyrium
Muitos componentes do grupo não puderam ficar no jardim Alagoas por conta de sonhos particulares que devem ser seguidos, participamos do Festival do Teatro Alagoano (FESTAL) com o espetáculo “A descoberta de um” com alguns outros aperfeiçoamentos, continuamos a postar em nossos blog sobre a rotina do grupo, caminhos foram traçados através da internet, outro projeto está sendo aos poucos elaborado, desenvolvido, de tempo em tempo o pouco que está sendo contribuído para o crescimento dele pode alcançar um resultado mais que esperado. A vontade de fazer é o diferencial de tudo o que já fizemos e o que iremos fazer.

Espetáculo Adeus, Clarice! (Teatro Deodoro) - Foto: Nyrium
Por fim, agradecemos a participação de você querido leitor e querido público por nos beneficiar com essa troca mútua, essa conexão e compatibilidade de ideias, ficamos felizes que a sua visão coincidiu com a visão do grupo Claricena. Espero que o que você viu tenha mudado um pouco o seu ponto de vista acerca do sonho, da inspiração, do sentir as coisas como elas são e sem entender o que de fato se vê. Que o seu final de ano seja de luz e que no próximo os sonhos sejam como frutas maduras e belas.

Foto: Nyrium

A vida é sonho. A vida é feita de sonho. Vida o teatro!
Texto: Jamerson Soares

Espetáculo Adeus, Clarice! (Teatro Deodoro) - Foto: Nyrium
Espetáculo Adeus, Clarice! (Teatro Deodoro) - Foto: Nyrium

Espetáculo Adeus, Clarice! (Teatro Deodoro) - Foto: Nyrium

Espetáculo Adeus, Clarice! (Teatro Deodoro) - Foto: Nyrium

FESTAL - Foto: Nyrium

FESTAL - Foto: Nyrium

FESTAL - Foto: Nyrium

Comentários