Identidade e a contemplação do espaço em isolamento.

 Grupo Claricena lança novo episódio sobre crise de identidade e a contemplação do espaço em isolamento.


Filme faz parte da websérie “Sobreviver pois parece que viver não existe”, que tem como objetivo realizar um tributo aos cem anos do aniversário do nascimento de Clarice Lispector

Um escritor que entra em tumulto ao tentar escrever uma nota de introdução de uma novela, a contemplação dos silêncios no espaço e a complexidade da escrita, a crise de identidade ao se questionar sobre sua própria existência. Esses são alguns dos assuntos retratados no próximo episódio da série “Sobreviver pois parece que viver não existe”, do grupo Claricena. 




O episódio chamado “Sobretudo sobre nada” será lançado no sábado (10), às 20h, no Instagram @grupoclaricena e nas demais redes sociais da companhia. A transmissão será gratuita e sem arrecadação financeira.

De acordo com o diretor geral da websérie, o novo episódio procura mostrar espaços diferentes dos episódios anteriores, com uma produção mais fluida e processo mais prolongado.

“Neste episódio a gente teve uma pesquisa de espaço diferente. O material foi vindo. Eles, Felipe e a fotógrafa Roberta Laleska foram gravando, tirando fotografias e nos enviando o material. Não houve muita marcação com videochamada, houve mais um envio de material da parte deles e um feedback com ajustes. Foi um processo mais prolongado no sentido de análise de captação de vídeo, mas porque também ele foi filmado com um equipamento melhor que o que foi usado nos episódios anteriores”, explicou o diretor da websérie, Anderson Vieira.



Para o episódio, foi convidado o ator Felipe Espíndola, que também teve auxílio da fotógrafa Roberta Laleska. Eles tiveram como inspiração o livro “A Hora da Estrela”, escrito por Clarice Lispector. “No set nós tinhamos algumas coisas específicas para serem filmadas, mas também seguíamos um fluxo de criação podendo inventar planos novos ou até mesmo sair um pouco do que foi programado anteriormente, meio que imitando o fluxo narrativo de Rodrigo no livro”, contou o ator. 

“O personagem [do episódio] que é também a voz de autoria da obra, se pega naufragado num mar de questionamentos sobre sua função naquela história que ele quer contar, refletindo sobre as consequências do seu trabalho na vida da mulher que ele quer documentar e até mesmo sobre a sua própria vida. Um autor em crise e em fluxo. Durante todo o correr da novela de Clarice, o texto de dedicatória presente nas primeiras páginas sempre me fazia retornar ao começo da história, pois me sentia identificado com a crise de identidade e de produtividade que eu percebia no personagem em suas entrelinhas”, disse o ator Felipe Espíndola.


Sobre o grupo Claricena


O grupo Claricena surgiu em 2013 como um laboratório de experimentação nos palcos do teatro utilizando livros, declarações e pensamentos de Clarice Lispector. No currículo, há cinco trabalhos realizados: Expectro: A mulher queimada e os anjos harmoniosos, que inclusive é a única peça de teatro que Clarice escreveu; Granja dos corações amargurados, Adeus, Clarice!, Sobreviver é a salvação pois parece que viver não existe, e Temos Fome, projeto feito no WhatsApp com atores de São Paulo.


SERVIÇO

Grupo Claricena

“Sobreviver é salvação pois parece que viver não existe”

Estreia do episódio “Sobretudo sobre nada”

Data: 10 de julho de 2021

Horário: 20h

Local: IGVT do Instagram @grupoclaricena, página do Facebook e no canal do YouTube

Ingressos: Exibição gratuita, sem arrecadação financeira




Comentários