Gota Serena

Gota Serena, em alguns casos, é uma expressão usada para indicar surpresa ou admiração; para referir a algo muito bom; ou ainda, quando um determinado acontecimento é incrível, grandioso e memorável.

Foto: Washingtom D'Anunciação


     Maravilhosas sensações ficaram em nossas lembranças, nesta etapa do projeto. O contato com a rua nos fez viver, não viver por viver, mas viver cada momento como único. Sentimos gotas em nossa pele, sol, calor, sensação de perigo, dançamos diversas vezes com os olhos fechados, agora estamos indo de volta para casa, depois retornamos para lugares abertos, mas precisamos recolher tudo o que experimentamos em uma caixinha chamada Espetáculo, e esse espetáculo tem nome: Espectro.

Foto: Washingtom D'Anunciação
     
     A frase mais repetida em nossos encontros: Precisamos dançar. Realizamos ela á fundo com uma enorme sensibilidade e abertura ao novo, ao imprevisível. Exercícios modificados devido a mudanças de tempo, olhares curiosos, novos admiradores, novos espaços, novos olhares para uma paisagem já conhecida por nós e tão pouco explorada. 
      O nosso encontro deste sábado contou com uma platéia inesperada e atenciosa que seguiu nossas explorações em um pequeno cortejo. Eram de cinco a seis pessoas, mais para nós é um estádio lotado. 

Depoimentos: 

A Arte é cultura de viver com Liberdade e uma forma de expressar e aflorar sentimentos.
(Maria Elivania)

A vida sem arte é vazia, pois cultura alimenta a alma e enriquece o viver.
(Edvania Pinheiro)

A arte é uma produção imaterial da cultura de todo o povo, tanto a dança, o teatro, a música, tudo é arte. Arte é não ter vergonha de expressar seus sentimentos. "Arte é vida".
"Renda-se, como eu me rendi, mergulhe no que você não conhece, como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento". Clarice Lispector. 
(Lídia Pinheiro)


Foto: Washingtom D'Anunciação
    

 Falar sobre o mar tornou-se cada vez mais difícil, falar sobre os nossos encontros também, parece-me que as imagens falam mais que essas palavras. Em uma simples expressão eu diria que foi um encontro "da gota serena!". 
     Mais uma vez nosso encontro foi registrado pelo Washintom D'Anunciação, nosso mestre universitário e artista fotográfico na vida real, nossos imensos agradecimentos são preenchidos pelos olhares de nossos leitores e que acompanham nosso projeto, que permitem que cada imagem dessa preencha a tela de um computador, parece simples, mas isso nos chega de forma tão poética, obrigado! 
Abaixo algumas das poetimagens: Poetigrafias!! Fotografias e poesias! Sobre o olhar de Washintom D'Anunciação. Lembrando que fotógrafos e recortadores de realidades que se sentirem afim de nos fotografar estamos livres para visitações, basta nos perguntar onde e como será.


Foto: Washingtom D'Anunciação

Foto: Washingtom D'Anunciação

Foto: Washingtom D'Anunciação
Foto: Washingtom D'Anunciação

Foto: Washingtom D'Anunciação

Foto: Washingtom D'Anunciação

Foto: Washingtom D'Anunciação

Foto: Washingtom D'Anunciação


Prisão e Liberdade

Prisão e liberdade. São esses os sentimentos que me ocorrem, no entanto não são os verdadeiros. Sinto-o. Liberdade é pouco o que eu desejo ainda não tem nome. 
(Clarice Lispector)

Vamos Pensar um Pouco...



Qual a sensação de estar preso e ter alguns segundos de liberdade? Me deparo em frente a um abismo entre o tempo de estar seguro e tempo de cair. É como se no relógio só restasse  no mundo uma volta do ponteiro dos segundos. É o instante de inspirar e guardar para si desesperadamente esse ar tão precioso. Essa joia inestimável que é a liberdade se esvai do meu corpo deixando apenas uma carcaça sem sonhos e sem vida. Uma farsa de vida. (Meire Benuche)



Prisão X Liberdade


A sensação de estar presa é quase indescritível assim como a sensação de liberdade. A sensação de prisão é sufocante e aterrorizante. A sensação de liberdade é doce, plena, inebriante. Quando saímos da torturante prisão para a doce liberdade o alívio chega a ser reconfortante e ele chega como um enorme presente.
O encontro de hoje me proporcionou essas duas sensações. É interessante como essas duas sensações me trouxe um amplo repertório de movimentos que ao longo do encontro tive oportunidade de aprimorá-los. O mais importante para mim foi experimentar a liberdade, através do contato com água do mar e areia, que são elementos que estão tão presentes na minha vida e que me trazem as melhores sensações. (Clecí Nascimento) 


Voando
1 - Relaxa o corpo e explora o espaço onde a árvore dar sombra, explora, explora, explora, esse espaço de sombra, liberta! Aprisiona! explora o espaço libertando o corpo e aprisionando ele.
2 - Faz careta!! brincando com as articulações faciais..
3- Move-se no espaço e deixa o espaço te mover; joga a energia do teu movimento para interagir com o outro e com o espaço.
4- Jogo do dono da rua. [...]
5 - Construção das cenas... sentença, liberdade, ei-la.
6 - Jogo liberta-se maré: brincadeira de pega no mar, em seguida sente o movimento o som o ar da maré e move-se, terceiro faz o movimento, no meu caso "sentença". (Rayane Wise)

O homem tem a necessidade de estar ou se sentir livre, livre de tudo e de todos, nem que seja por alguns segundos. Ele está e estará sempre em busca da liberdade, pois só assim ele pode chegar a conhecer o seu próprio interior. E mesmo quando ele conhece e explora todo o seu interior, ele tenta outra liberdade que ainda não existe, e vai tentando, renovando e multiplicando, até ser um novo homem . (Diogo Honorato)

Estar-se perto e depois se libertar=> Me deu uma sensação de como se eu estivesse um sono profundo, e no estalar de um dedo acordasse mais cheia de vida. 
Tomar banho de mar, voltar a ser criança, mas sem aquela inocência das crianças, uma sensação ótima.
Caminhar do Jaraguá até a Pajuçara, conversando com pessoas legais, dá uma sensação de paz, de harmonia. 
Ver pessoas parando para olhar nossa intervenção e falarem que estão gostando [...].
É muito gratificante ver o professor Washingtom, nos guiando para o caminho correto e nos elogiando.
Não sabemos para onde vamos mas temos certeza que chegaremos lá.
E o próximo sábado nos espera! Até lá! (Mare Gomes)




Comentários