Vai acabar? Negativo.


 Guardem todos os nossos passos em terras Alagoanas, vai acabar? Negativo, nada acaba, só morre. Morrer não é o fim, porque não é tudo que morre, o fim do mundo não existe e estamos cansados de saber disso. O espetáculo Adeus, Clarice! está próximo de um momento de glória, não é perfeição mas sim um estado de glória agregado a um contentamento. Queremos finalizar esta etapa da forma mais linda e temos nos divertido muito com isso...



Uma vez eu, tive uma ideia e eu não sabia o que fazer, queria pessoas que sentissem e simplesmente dançassem em um espaço, sem sentido, com amor de uma forma tão sobre-humana que o sentido fizesse sentido, que o público se sentisse abraçado e amado com um assunto tão solitário. O que eu gostaria de fazer agora seria pedir para que as pessoas que fossem nos assistir chegassem com suas almas leves e já formadas. Porque a nossa história não ensina nada e de ninguém nada tira, pois ela tem nos tocado e nos dado alegria, por isso gostaríamos de compartilhar ela com todos os alagoanos. Consegui perceber que o mundo é muito grande e Alagoas tão pequeno, não estou falando de tamanho do estado mas de capacidade para sustentar as coisas "sem sentidos", não me sinto melhor, mas sim não pertencente a um lugar que busca apoiar teatro que levanta bandeiras, ou traz lições de moral, nosso teatro, como já disse não dá nada para ninguém. A experiência é o que nos move e por isso o projeto que estava em Alagoas começará suas atividades em outro estado. Se movendo para outros lugares e permitindo que os integrantes que ficarão tenham experiência em outros projetos. (Anderson Vieira)


Pensar em apresentar um final "É ensurdecedor. Penso nisso e em tudo o que envolve essa construção 24 horas por dia. Tem perfume de capela e de mato. Detesto definir essa desconexão contraditória" (007 e Angélica). Estamos estreando o fim de uma etapa e isso as vezes nos confunde e vai confundir muito, desde o começo temos apresentado confusões e muitos de nós temos adorado isso, alguns estão se acostumando com a ideia! 



"Estar próximo da estréia deste espetáculo é bem diferente de qualquer outro que já fiz. Talvez porque seja a estréia do fim, do último espetáculo de um projeto que está em seu terceiro ano. Essa estréia não tem gosto de começo. Tem gosto de fim. Começo a imaginar a ausência do Anderson em todos os sábados que vivi em Maceió e logo desisto. O peso das lembranças é enorme e quero segura-lo aos pouquinhos. É um ciclo que se encerra. Eu aceito e concordo. Mas isso não significa que não doa. Assim como dói o fim de um casamento mesmo as partes estando de acordo. Ando percebendo que meu corpo, mais do que minha mente, está ciente do fim e por isso reluta em se entregar por inteiro. Como quem reluta em se aproximar do abismo pq sabe que vai despencar. Ficarei em estado de falta, mas também estarei transbordando de emoções e sentimentos acumulados durante todo esse tempo e por tantas pessoas que fizeram e fazem o Claricena. E para terminar direi a única coisa que importa: não seremos os mesmos. "Ou toca, ou não toca". E quem foi tocado pelo universo clariceano jamais será o mesmo". (Pecadora Queimada e Lírio)


Tô bem ansiosa, ensaiando muito. Imaginando e rindo do que as pessoas vão pensar e pensando na cara das pessoas mais criticas. Mas no geral, vou sentir muita falta das pessoas, já que é realmente um adeus e desse tipo de processo que Anderson faz, porque na minha opinião é genial. No fim das contas espero que quem for vê, esteja mais preocupado em se divertir. Sobre faltar exatamente 10 dias. eu sinto q ainda temos tempo kk, porque a gente ainda vai fazer tanta coisa, estudar tanto pra que esteja o mais lindo possível. Eu tô amando participar desse grupo tão especial e de energia tão boa, e agora q só tem 10 dias, vou aproveitar o máximo. Eu sei q o resultado vai ser lindo e cheio de histórias. (Açucena)


Falamos o que realmente importa? Não sei, talvez. Às vezes sim, outras não.  Depende do quê, de quem, do momento, o assunto.  Depende de tanta coisa. O que realmente importa num Adeus? 
É chegado o momento de dizer Adeus, Clarice. 
É chegado o momento de partir do jardim Claricena. 
É chegado o momento de começar novos ciclos.
 A nostalgia toma conta, um lindo filme passa na mente e as lágrimas teimam em cair. Porque é tão difícil dizer adeus se foi tão gostoso fazer Adeus, Clarice? 10 dias para contamos uma história qualquer. SIM! nunca tivemos pretensão de fazer algo grande, de sermos grande, nos sentimos inspirados, mesmo não sabendo explicar o que é inspiração, em contar histórias. Histórias que não precisam serem entendidas. Acreditamos que a aproximação, do que quer que seja, se faz gradualmente e penosamente.  E que nenhuma história tira nada de ninguém , a nós, contar essa história traz um pouco de alegria.  (Ex-Esposo e Cravo)










Muitos de nós fazem arte por não saber como é outra coisa. Temos disfarçado com falso amor a nossa indiferença, sabendo que nossa indiferença é angústia disfarçada. Temos disfarçado com o pequeno medo grande medo.




Não temos usado a palavra amor para não termos de reconhecer sua contextura de ódio, de amor, de ciúme e de tantos outros contraditórios. Temos mantido em segredo nossa morte para tornar nossa vida possível.

(Clarice Lispector)


O que eu, enquanto diretor, teria a dizer para o elenco e o público seria uma coisa, das quais todo mundo já deve estar cansado: Que fazer teatro é difícil, que se despedir de pessoas que ama também, imagina tudo isso junto? As vezes no meio da noite eu acordava sozinho com ideias sem sentido buscava alguma lógica como consolo e me sentia perturbado por dormir sem resposta. Mas eis que agora eu sou acordado com perguntas sem sentido, e vou dormir em pensando em respostas para atores tão questionadores e verdadeiros. Dirigir todos, e falo em mergulhar com eles de verdade, foi e tem sido completamente mágico, nossas discussões, brigas e risos surgem tão de dentro de nós e parecia que não iria ter fim, mas não vivemos só de ensaio, para manter um projeto que fala de sonhos e coisas tão humanas é preciso um local que precise e aceite pessoas assim. Por isso dei liberdade deles viverem outras experiências e levarei esta para um lugar que eles possam ir, em breve, pois estarei esperando por cada um, junto com um livro de Clarice embaixo do braço. Minha ingratidão, se é que posso chamara assim vai aos apoiadores de cultura. E meus agradecimentos a todos os olhos que brilharam conosco. Acabou? Negativo...




Dia 05 e 06 de Agosto, no Teatro de Arena, estaremos esperando por vocês, para estarem conosco nos últimos momentos de mágica, sem lógica, com amor, sem estudos acadêmicos e com estudos e leituras sobre a saudade! Venha para o nosso Jardim!!!!

















Comentários